top of page
Search

Download Govc: uma ferramenta de linha de comando para gerenciar máquinas virtuais VMware

anjaford1986


Como baixar e instalar Govc: uma ferramenta de linha de comando para VMware vSphere




Se você está procurando uma maneira de gerenciar seu ambiente VMware vSphere a partir da linha de comando, tente govc. Govc é uma CLI do vSphere criada com base no govmomi, a biblioteca oficial do VMware Go para interagir com as APIs do vSphere. Neste artigo, mostraremos como baixar e instalar o govc no Linux e como usar alguns comandos básicos do govc.




download govc



O que é Govc e por que usá-lo?




Govc é uma implementação wrapper da biblioteca govmomi que fornece uma alternativa de CLI amigável para a GUI da Web do vSphere. Ele pode ser usado para executar várias operações em hosts ESXi ou vCenter, como criar máquinas virtuais, gerenciar instantâneos, migrar VMs, clonar VMs, ligar ou desligar VMs e muito mais. Ele também pode ser usado como um equipamento de teste para as APIs govmomi e fornece exemplos práticos de como usá-los.


Alguns dos benefícios de usar o govc são:


  • É multiplataforma e suporta Linux, Windows, MacOS e outros sistemas operacionais.



  • É adequado para tarefas de automação e pode ser integrado a scripts ou ferramentas como o Ansible.



  • É leve e rápido em comparação com outras ferramentas CLI, como PowerCLI.



  • É de código aberto e mantido ativamente pela VMware e pela comunidade.



Como baixar e instalar Govc de binários




A maneira mais fácil de instalar o govc é baixar um binário pré-compilado do . Você pode encontrar binários para diferentes sistemas operacionais e arquiteturas. Para instalar o govc no Linux usando um binário, siga estas etapas:


Baixe o binário mais recente para o seu sistema. Por exemplo, se você estiver usando o Linux amd64, poderá executar este comando:wget [11](


gunzip govc_linux_amd64.gz


  • Mova o binário para /usr/local/bin ou qualquer outro diretório em seu PATH:sudo mv govc_linux_amd64 /usr/local/bin/govc



  • Torne o binário executável:sudo chmod +x /usr/local/bin/govc



  • Valide a instalação e verifique a versão do govc:versão govc



Você deve ver algo assim:


gov 0.26.1


Como baixar e instalar Govc da fonte




Se você deseja instalar a versão mais recente do govc a partir da fonte, precisará ter a cadeia de ferramentas Go instalada em seu sistema. Você pode seguir o para instalar Go em seu sistema. Depois de instalar o Go, você pode usar um dos seguintes métodos para instalar o govc a partir da fonte:


Instale o govc mais recente do Github usando go install




Este método irá baixar e instalar o binário govc mais recente do repositório Github usando o comando go install. Para fazer isso, execute este comando:


vá instalar github.com/vmware/govmomi/govc@latest


Isso instalará o govc em seu diretório $GOPATH/bin. Você pode adicionar este diretório ao seu PATH se ainda não estiver lá.


Como alternativa, crie govc usando goreleaser




Este método irá clonar o repositório Github e construir govc usando goreleaser, uma ferramenta para construir e lançar projetos Go. Para fazer isso, siga estas etapas:


Clone o repositório do Github:git clone


  • Mude para o diretório govmomi:cd govmomi



  • Instale goreleaser:curl -sfL sh



  • Crie govc usando goreleaser:./goreleaser build --snapshot --rm-dist



  • Encontre o binário govc para seu sistema no diretório dist e mova-o para /usr/local/bin ou qualquer outro diretório em seu PATH:sudo mv dist/govc_linux_amd64/govc /usr/local/bin/govc



  • Torne o binário executável:sudo chmod +x /usr/local/bin/govc



  • Valide a instalação e verifique a versão do govc:versão govc



Como usar os comandos Govc




Agora que você instalou o govc, pode começar a usá-lo para gerenciar seu ambiente vSphere. Aqui estão algumas dicas sobre como usar os comandos govc:


Definir variáveis de ambiente para conexão vCenter




Para se conectar ao seu servidor vCenter, você precisa definir algumas variáveis de ambiente que especificam a URL, nome de usuário, senha e certificado do seu servidor vCenter. Você pode usar estas variáveis:


  • GOMAXPROCS: O número de CPUs que o govc pode usar. Isso é opcional e o padrão é o número de CPUs disponíveis.



  • GOTRACEBACK: O nível de detalhe para rastreamentos de pilha. Isso é opcional e o padrão é único.



  • GOMAXPROCS: O número de CPUs que o govc pode usar. Isso é opcional e o padrão é o número de CPUs disponíveis.



  • GOTRACEBACK: O nível de detalhe para rastreamentos de pilha. Isso é opcional e o padrão é único.



  • GOMAXPROCS: O número de CPUs que o govc pode usar. Isso é opcional e o padrão é o número de CPUs disponíveis.



  • GOTRACEBACK: O nível de detalhe para rastreamentos de pilha. Isso é opcional e o padrão é único.



  • GOMAXPROCS: O número de CPUs que o govc pode usar. Isso é opcional e o padrão é o número de CPUs disponíveis.



GOVC_URL: A URL do seu servidor vCenter. Isso é necessário e deve incluir o protocolo, nome de usuário, senha, nome do host e porta. Por exemplo:


  • GOVC_INSECURE: Se a verificação do certificado do servidor vCenter deve ser ignorada. Isso é opcional e o padrão é falso. Se você definir como true, não precisará especificar o arquivo de certificado.



  • GOVC_CERTIFICATE: O caminho para o arquivo de certificado do servidor vCenter. Isso é opcional e só é necessário se você definir GOVC_INSECURE para falso.



  • GOVC_DATACENTER: O nome do datacenter a ser usado. Isso é opcional e o padrão é o primeiro datacenter encontrado.



  • GOVC_DATASTORE: O nome do armazenamento de dados a ser usado. Isso é opcional e o padrão é o primeiro armazenamento de dados encontrado.



  • GOVC_NETWORK: O nome da rede a ser usada. Isso é opcional e o padrão é a primeira rede encontrada.



  • GOVC_RESOURCE_POOL: O nome do pool de recursos a ser usado. Isso é opcional e o padrão é o primeiro pool de recursos encontrado.



  • GOVC_FOLDER: O nome da pasta a ser usada.Isso é opcional e o padrão é a pasta raiz.



Você pode exportar essas variáveis em seu shell ou usar um arquivo de configuração chamado .govc em seu diretório pessoal ou diretório atual. O arquivo de configuração deve ter uma variável por linha no formato exportar VAR=valor. Por exemplo:


export GOVC_URL= export GOVC_INSECURE=true export GOVC_DATACENTER=dc1 export GOVC_DATASTORE=ds1 export GOVC_NETWORK=net1 export GOVC_RESOURCE_POOL=rp1 export GOVC_FOLDER=folder1


Use sinalizadores comuns, como -u, -debug e -k




Se você não quiser usar variáveis de ambiente ou arquivos de configuração, também poderá especificar alguns sinalizadores comuns ao executar comandos govc. Essas bandeiras são:


  • -você: a URL do seu servidor vCenter. Isso substitui o GOVC_URL variável.



  • -depurar: se deseja habilitar o modo de depuração. Isso imprime as solicitações e respostas HTTP para cada comando govc.



  • -k: Se deve ignorar a verificação do certificado do servidor vCenter. Isso substitui o GOVC_INSECURE variável.



Por exemplo, você pode executar este comando para listar todas as VMs em seu servidor vCenter com o modo de depuração ativado e sem verificar o certificado:


govc ls -u -debug -k /vm


Refere-se a entidades gerenciadas por seu caminho absoluto ou relativo ou por um padrão




Uma entidade gerenciada é qualquer objeto em seu inventário do vSphere, como um datacenter, um cluster, um host, uma VM, um armazenamento de dados, uma rede etc. Você pode se referir a uma entidade gerenciada por seu caminho absoluto, caminho relativo ou por um padrão que corresponda a seu nome ou propriedade. aqui estão alguns exemplos:


  • caminho absoluto: Isso começa com uma barra (/) e especifica o caminho completo da entidade gerenciada da pasta raiz. Por exemplo: /dc1/host/cluster1/esxi1.



  • Caminho relativo: Isso começa com um ponto (.) e especifica o caminho da entidade gerenciada em relação à pasta ou datacenter atual. Por exemplo: ./esxi1.



  • Padrão: Isso pode ser um padrão glob que corresponde ao nome ou propriedade de uma ou mais entidades gerenciadas.Por exemplo: *esxi*, @type=VirtualMachine, @nome=vm1.



Use govc ls, govc vm.info, govc host.info, govc datastore.info e outros comandos para recuperar informações do vCenter




Você pode usar vários comandos govc para recuperar informações sobre seu ambiente vSphere. Alguns dos comandos mais comuns são:


  • órgãos governamentais: Isso lista todas as entidades gerenciadas em um determinado caminho ou padrão. Por exemplo, você pode executar este comando para listar todas as VMs em seu datacenter:govc ls /dc1/vm



  • govc vm.info: Isso mostra informações sobre uma ou mais VMs, como nome, estado de energia, sistema operacional convidado, endereço IP, CPU, memória, disco, rede etc. Por exemplo, você pode executar este comando para mostrar informações sobre uma VM chamada vm1:govc vm.info vm1



  • govc host.info: Isso mostra informações sobre um ou mais hosts, como nome, estado de energia, estado da conexão, modo de manutenção, CPU, memória, disco, rede, etc. Por exemplo, você pode executar este comando para mostrar informações sobre um host chamado esxi1:govc host.info esxi1



  • govc datastore.info: Isso mostra informações sobre um ou mais armazenamentos de dados, como nome, tipo, capacidade, espaço livre, URL etc. Por exemplo, você pode executar este comando para mostrar informações sobre um armazenamento de dados chamado ds1:govc datastore.info ds1



  • govc network.info: Isso mostra informações sobre uma ou mais redes, como nome, tipo, grupo de portas, VLAN ID, etc. Por exemplo, você pode executar este comando para mostrar informações sobre uma rede chamada net1:govc network.info net1



Você pode usar o -json sinalizador para gerar as informações no formato JSON para facilitar a análise. Você também pode usar o -ajuda flag para ver o uso e as opções de cada comando.


Use govc vm.power, govc vm.migrate, govc vm.clone e outros comandos para executar operações em VMs




Você também pode usar comandos govc para executar várias operações em VMs. Alguns dos comandos mais comuns são:


  • govc vm.power: Isso liga ou desliga uma ou mais VMs. Por exemplo, você pode executar este comando para ligar uma VM chamada vm1:govc vm.power -on vm1



  • govc vm.migrate: Isso migra uma ou mais VMs para outro host ou armazenamento de dados. Por exemplo, você pode executar este comando para migrar uma VM chamada vm1 para um host chamado esxi2:govc vm.migrate -host esxi2 vm1



  • govc vm.clone: Isso clona uma ou mais VMs de uma VM ou modelo existente. Por exemplo, você pode executar este comando para clonar uma VM chamada vm1 para uma nova VM chamada vm2:govc vm.clone -vm vm1 vm2



  • govc vm.instantâneo: Isso cria ou exclui instantâneos de uma ou mais VMs. Por exemplo, você pode executar este comando para criar um instantâneo chamado snap1 para uma VM chamada vm1:govc vm.snapshot -vm vm1 -criar snap1



  • dispositivo governamental: Isso adiciona ou remove dispositivos de uma ou mais VMs. Por exemplo, você pode executar este comando para adicionar um dispositivo de CD-ROM a uma VM chamada vm1:govc device.cdrom.add -vm vm1



Você pode usar o -ajuda flag para ver o uso e as opções de cada comando.


Como solucionar problemas comuns de Govc e soluções




Às vezes, você pode encontrar erros ao usar comandos govc. Aqui estão algumas dicas sobre como solucionar problemas e soluções comuns de govc:


Verifique o código de saída e a mensagem de erro dos comandos govc




Se um comando govc falhar, ele retornará um código de saída diferente de zero e uma mensagem de erro. Você pode verificar o código de saída executando eco $? após o comando. Você também pode verificar a mensagem de erro redirecionando a saída de erro padrão para um arquivo ou exibindo-a na tela. Por exemplo, você pode executar este comando para salvar a saída de erro de um comando govc em um arquivo chamado error.log:govc ls /dc1/vm 2> error.log


Verifique a URL, as credenciais, o certificado e as permissões do vCenter




Se você receber um erro que diga algo como "URL inválido", "conexão recusada", "não autorizado" ou "permissão negada", talvez seja necessário verificar o URL, as credenciais, o certificado e as permissões do vCenter que você está usando. Certifique-se de que:


  • A URL do vCenter está correta e pode ser acessada no seu sistema. Você pode usar ping ou ondulação para testar a conectividade.



  • O nome de usuário e a senha estão corretos e têm privilégios suficientes para executar o comando govc. Você pode usar govc about.cert -u user:pass@vcenter:443 para testar a autenticação.



  • O certificado do vCenter é válido e confiável para o seu sistema. Você pode usar openssl s_client -connect vcenter:443 para verificar o certificado.



  • As permissões do vCenter são concedidas ao usuário ou função que você está usando. Você pode usar govc role.ls -u usuário:pass@vcenter:443 para listar as funções e permissões.



Use o sinalizador -debug para rastrear solicitações e respostas




Se você receber um erro que diga algo como "argumento inválido", "não encontrado", "falha na operação" ou "erro interno", talvez seja necessário depurar o comando govc e ver quais solicitações e respostas estão sendo enviadas e recebidas. Você pode usar o -depurar sinalizador para ativar o modo de depuração e imprimir as solicitações e respostas HTTP para cada comando govc. Por exemplo, você pode executar este comando para depurar um comando govc que cria uma VM:govc vm.create -debug -m 1024 -c 2 -on=false vm1


Isso imprimirá algo assim:


POST /sdk HTTP/1.1 Host: vcenter:443 User-Agent: govc/0.26.1 Comprimento do conteúdo: 1069 Tipo de conteúdo: text/xml; charset=utf-8 Cookie: vmware_soap_session="B3240D15-..." SOAPAction: urn:vim25/6.7 group-v3 vm1 otherGuest [ds1] 2 1024 resgroup-8 HTTP/1.1 200 OK Content-Length: 1069 Content-Type: text/xml; charset=utf-8 Data: terça-feira, 20 de junho de 2023 17:56:37 GMT task-1234


Você pode usar o -jogar fora sinalizador para salvar as solicitações e respostas em arquivos para análise posterior.


Consulte o documento USAGE e os problemas do Github para obter mais ajuda




Se precisar de mais ajuda sobre como usar os comandos govc, consulte o para govmomi e govc para ver se o seu problema foi relatado ou resolvido por outros.Você também pode criar um novo problema se encontrar um bug ou tiver uma solicitação de recurso.


Conclusão




Neste artigo, mostramos como baixar e instalar o govc, uma ferramenta de linha de comando para gerenciar o VMware vSphere. Também mostramos como usar alguns comandos govc básicos para recuperar informações e executar operações em seu ambiente vSphere. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a começar a usar o govc e que seja útil para suas tarefas de administração do vSphere.


perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o governo:


  • Qual é a diferença entre govc e PowerCLI?O PowerCLI é outra ferramenta CLI para gerenciar o VMware vSphere, mas é baseado no PowerShell e requer Windows ou PowerShell Core. Govc é baseado em Go e pode ser executado em qualquer sistema operacional compatível com Go. O PowerCLI tem mais recursos e comandos que o govc, mas o govc é mais rápido e leve que o PowerCLI.



  • Como posso usar govc com Ansible?Você pode usar govc com Ansible usando o concha ou comando módulos para executar comandos govc em seus hosts Ansible. Você também pode usar o governo variáveis de ambiente ou sinalizadores para especificar os detalhes da conexão do vCenter. Por exemplo, você pode usar esta tarefa Ansible para ligar uma VM usando govc:- nome: Power on VM shell: govc vm.power -on vm1 ambiente: GOVC_URL: GOVC_INSECURE: true



  • Como posso usar o govc com o Docker?Você pode usar govc com Docker usando o Imagem do Docker que contém o binário govc mais recente. Você pode executar comandos govc dentro de um contêiner Docker usando o docker run comando com o -e opção de passar as variáveis de ambiente ou o -v opção para montar um arquivo de configuração. Por exemplo, você pode usar este comando do Docker para listar todas as VMs usando govc:docker run --rm -e GOVC_URL= -e GOVC_INSECURE=true vmware/govc ls /vm



  • Como posso contribuir para govmomi ou govc?Você pode contribuir com govmomi ou govc relatando problemas, enviando solicitações de pull, escrevendo documentação ou fornecendo feedback sobre o para conversar com outros usuários e desenvolvedores.



Onde posso encontrar mais recursos sobre govmomi ou govc?Você pode encontrar mais recursos sobre govmomi ou govc visitando os seguintes links:


  • O , que fornece uma visão geral do projeto e suas características.



  • O , que fornece uma referência das APIs e exemplos de como usá-las.



  • O , que fornece uma coleção de scripts que demonstram como usar comandos govc para tarefas comuns.



  • O , que fornece atualizações e anúncios sobre o projeto e seus lançamentos.



0517a86e26


 
 
 

Recent Posts

See All

Yorumlar


© 2023 by Chery Jones. Proudly created with Wix.com

bottom of page